sexta-feira, 7 de agosto de 2009

EVANGELISMO INFANTIL: DESENVOLVENDO TRABALHO COM CRIANÇAS QUE NÃO CONHECEM E JÁ CONHECEM JESUS

EVANGELISMO INFANTIL: DESENVOLVENDO TRABALHO COM CRIANÇAS QUE NÃO CONHECEM E JÁ CONHECEM JESUS

EVANGELISMO INFANTIL: DESENVOLVENDO TRABALHO COM CRIANÇAS QUE NÃO CONHECEM JESUS

por Gladis Cassapian Barbosa

danegla@ig.com.br

Da direita para esquerda: Gladis, seus filhos Vinícius e Laura, seu esposo Pr.Danilo e Evangelista Alan.

•Formação acadêmica : magistério, letras, psicopedagogia e missões
•Área de atuação profissional : professora de educação infantil e 1ª a 4ª série
•Professora da graduação teológica
•Assessora pedagógica
•Área de atuação ministerial : ministério infantil e missões
-Igreja : Batista em Vila Pompéia

Música – cantar bem altoCD Balangalá – IB Central de Fortaleza

Cantar bem alto
Eu vou cantar bem alto-2 x
Jesus é meu amigo e o que ele me ensinou
Eu quero obedecer para poder crescer.
Jesus é meu amigo e o que ele me ensinou , eu quero obedecer para poder crescer.
Eu vou cantar bem baixo...
Eu vou bem alto...

Passos para levar a criança a Cristo

1.Conhecer sua história de salvação (AC,CRUZ,DC)
2.Exponha o evangelho com ferramentas e linguagens acessíveis à criança(evangelho centralizado na criança)
3.Oração(pedir perdão,pedir orientação,agradecer)
4.Comunique aos pais a decisão da criança

Agora é a sua vez de tentar:

1.Pecado
2.Punição
3.Crucificar
4.Salvador
5.Ressurreição
6.Peça a Jesus para entrar em seu coração
7.Liderar ou ser liderado
a.Se envolveu em problemas, apanhou, brigou,etc..
b. Peça a Ele te perdoe e seja sempre seu amigo
c.Coisa feia, coisas erradas
d.não está morto
e.Alguém que concorda em lutar por você
f.Siga o que Jesus diz e peça a Ele para te ajudar a fazer a coisa certa
g.Morreu na cruz

Ferramenta –Livro sem palavras


Livro sem palavras
(montagem da pulseira)
Amarelo/dourado – céu
Cor escura – erro
Vermelho – sangue de Cristo
Branco – coração livre do erro
Verde – crescimento espiritual

Ferramenta – projeto educacional Mundo das cores


•Aborda o livro sem palavras de forma mais profunda
•Destina-se uma aula para cada cor
•È a base, não posso tratar com crianças que não conhecem a Jesus como se já soubessem sobre ele
•Rotina das aulas (música,oração,caixa-surpresa,história, atividade, jogos bíblicos e registros)
•Variar sempre a estratégia da história(dedoche,fantoche,flaneló grafo, dramatização,TV de sucata)
•Criar rotina !

Dicas importantes

•Não infantilizar a fala
•Não usar o “evangeliquês”
•Não forçar a criança a ser amiga de Jesus
•Não ofender outras religiões, a criança pode pertencer a uma delas


Música – Esse é o povo que louva ao Senhor

Esse é o povo que louva ao Senhor
Esse é o povo que louva ao Senhor
É o povo que tem muita fé que confia em Deus e que louva ao Senhor
Cabeça acima, cabeça abaixo e vai mexendo de lado a lado – 2x
Ombro...
Joelho..
Pé....

Desenvolvendo o trabalho com crianças que já aceitaram a Jesus
Profª Gladis Cassapian Barbosa


FAIXAS ETÁRIAS:

Berçário

Ensinar informalmente( troca de fraldas, alimentação)
Música evangélica suave (sugestão: Dorme em paz)
Livros de pano e plástico podem ser lavados
Educar, não só cuidar!
Utilize espelho, materiais concretos
Manter no espaço só a equipe, os bebês e ocasionalmente mães que venham amamentar.
Tema: O que Deus criou(bebê,mãe,pai,natureza)
Repetir muitas vezes a mesma música e a mesma história.
Maternal – 2 e 3 anos
Sala –arejada,iluminada e com temperatura agradável
Brincadeira livre,roda, música,história curta,atividade,lanche,brincadei
ra dirigida.
No mínimo 2 professores.
Sugestão (trainee)
Materiais concretos;fantoches, peixes,conchas, utensilios do lar, fotos
Tema e música– um por mês

MÚSICA – mundo de criança

Meu mundo de criança, de brincadeira tem bola de gude e escorregador
Meu mundo de criança tem papagaio, video game tem também.
Meu mundo de criança de brincadeira tem também um inventor o papai do céu que fez você e eu e ama a todos nós – 2 x
Meu mundo de criança de brincadeira tem também um inventor o papai do céu que fez você e eu e ama a todos nós
Que ama a todos nós – 3 x

Principiantes – 4 e 5 anos

Idade do "fazer de conta"
Dramatização é um recurso muito interessante
È a hora de aprender a compartilhar e se relacionar com os outros
Temas – histórias bíblicas e da vida real que ensinem sobre: oração,obediência, controlar impulsos,a Bíblia como recado de Deus
Jogos e brincadeiras

Primários – 6 a 8 anos

Boa memória e imaginação
Fase dos porques(impacientes)
Gostam de ler
Gostam de expor suas ideias e de coisas engraçadas
Enfase na linguagem (ex: Pedro pulava de alegria)
Idade boa para decorar versículos
São competitivos - gincanas,jogos, premiação)

Juniores – pré-adolescentes

Atividade com compromisso
Senso de justiça apurado
Colecionador
Competidor
Já entende e reconhece o pecado
temas – heróis da Bíblia,geografia bíblica,acontecimentos atuais
O educador deve estar ‘antenado’ com games,jogos,roupas,programa televisivo

Sugestão - Recursos,DVD´S,CD´S,livros

TV de sucata
Caixa-surpresa
Fantoche de meia
História em retroprojetor
História em potes
Dramatização
História com objetos, frutas
DVD – Diante do trono
CD – Diante do trono,balangalá,IBAB Kids,Dorme com Deus,pedacinhos da Bíblia,Cantando a Bíblia com a garotada
Livros – 52 maneiras de memorizar a bíblia,52 jogos para aprender a Bíblia,jogos para crianças
Música – Leia a Bíblia e faça oração

Leia a Bíblia e faça oração(RÁ),faça oração(TIM),faça oração (BUM)
Leia a bíblia e faça oração se quiser crescer,se quiser crescer,se quiser crescer
RÁ-TIM-BUM
Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer
Quem não ora e a Bíblia não lê (RÁ),Bíblia não lê (TIM), Bíblia não lê (BUM)
Quem não ora e a Bíblia não lê,diminuirá,diminuirá,diminuirá
RATIMBUM
Leia a Bíblia e faça oração se quiser crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário