sexta-feira, 29 de abril de 2011

NÃO DEIS LUGAR AO DIABO


"NÃO DEIS LUGAR AO DIABO" (Ef. 4.27)

    Esta carta foi escrita pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Éfeso, que era o mais importante centro comercial da Ásia Menor (atual Turquia). Além de possuir um comércio regional importante e possuir um belo porto natural, a cidade de Éfeso possuía um magnífico templo da deusa Ártemis (Diana para os romanos), conhecido no mundo da época como um centro de adoração pagã e de artes mágicas (At 19.35). Da prisão de Paulo em Roma (provavelmente no ano 60 d.C, ver Atos 28.16-31), dentre outras coisas, Paulo enfatiza sobre os recursos espirituais que os crentes receberam a fim de cumprirem o propósito final de Deus para sua Igreja: oferecer honra e glória ao seu Santo Nome (ver o Capítulo 1 de Éfesios). Em seguida, ele explica como Deus reconciliou os crentes consigo mesmo e uns com os outros como membros do Corpo de Cristo, a Igreja (Efésios capítulos 2 e 3). O apóstolo Paulo também exorta os crentes de Éfeso a permanecerem nesses recursos para assim viverem em amor e unidade crescente uns com os outros em comunhão na igreja, na família e na arena da batalha espiritual (ver os capítulos 4 ao 6 de Efésios).

    Portanto, é para crentes que Paulo inspirado por Deus traz à Igreja a seguinte exortação: "Não deis lugar ao diabo" (Ef. 4.27).

O QUE SIGNIFICA "DAR LUGAR"?

    "Dar lugar" é uma linguagem metafórica que quer dizer "dar ocasião" ou "dar oportunidade" para algo ou alguém. E baseado no capítulo 4 de Efésios, bem como em outros textos das Escrituras, podemos definir que damos ocasião ou oportunidade para o diabo agir em nossas vidas quando deixamos de levar a Palavra de Deus a sério. Quando deixamos de andar em santidade, de acordo com os ensinamentos da Palavra do Senhor para nossas vidas. Agindo assim, saímos da posição de crentes em Cristo Jesus e damos oportunidade, damos ocasião para um agir do inimigo contra nós.

NÃO DEVEMOS SUBESTIMAR NOSSO ADVERSÁRIO. QUEM É ELE?

"Satanás tá derrotado", "Satanás esta debaixo dos nossos pés" e outras afirmações semelhantes a estas são afirmações triunfalistas que de bíblicas não tem nada. Eu mesmo não quero ter "Satanás debaixo de meus pés", mas antes quero ter eles firmados na Rocha, que é Jesus Cristo, e é isto que procuro ensinar às pessoas que evangelizo e discípulo. Apesar de Satanás ter sido derrotado por Jesus Cristo na cruz (Colossenses 2.13-15), e de em breve colocar todos os inimigos debaixo dos pés dEle (1 Coríntios 15. 24-27; Salmos 110.1), em nenhum lugar a Bíblia nos incentiva a subestimá-lo. Nem o arcanjo Miguel se atreveu a proferi juízo infamatório contra ele (Judas v.9).

    Devemos resistir a ele e sujeitar-nos a Deus (Tiago 4.6-7). Ele anda como leão buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.9). Assim como o leão anda buscando uma presa despercebida para devorar, assim o inimigo anda ao derredor buscando uma pessoa despercebida para através de uma ocasião buscar alguém para tragar e destruir. Ele é enganador, pai da mentira e homicida (João 8.44). Se pedirmos visão espiritual para Deus é possível vermos como ele através da história da humanidade, desde Eva e Adão até os dias de hoje, tem enganado e destruído pessoas de todas as classes sociais, das mais elevadas posições, homens de Deus, líderes de nações, famílias, os bons costumes, a moralidade, lançando toda sorte de novidades para levar as pessoas para longe de Deus e de Cristo. Realmente o "deus deste século" (como ele é chamado) "cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus." ( 2 Corintios 4.4)

    Ele não age sozinho. Ele possui um reino altamente organizado (Efésios 6.12). É este o ser que nos odeia e quer nos destruir fisicamente e espiritualmente, bem como atoda a humanidade.

PORÉM EXISTE UM QUE TEM "TODO O PODER" E QUE PODE DETÊ-LO: JESUS CRISTO, O SENHOR.

"Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo." (1 João 3.8)

    A mensagem do evangelho de Jesus Cristo é poderosa e libertadora, pois através do perdão dos pecados em Jesus Cristo, Deus nos "abre os olhos e nos converte das trevas para a luz e da potestade de Satanás a Deus, a fim de que recebam eles a remissão de pecados e herança entre os que são santificados" pela fé em Jesus Cristo. (Atos 26.17-18).

    Devemos, como crentes estarmos firmes em Jesus Cristo, revestidos da nossa armadura de Deus (Efésios 6.10-20), bem como ensinar as pessoas que visitamos, evangelizamos e discipulamos a fazerem o mesmo. Pois só assim estaremos na presença do Senhor e não daremos "lugar, ocasião, oportunidade" ao diabo. 

Amém.
www.evangelismoitaquerao.blogspot.com

 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário