quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A PROFECIA BÍBLICA NA EVANGELIZAÇÃO: DEUS NOS TRAZ ESPERANÇA PARA O FUTURO DA HUMANIDADE.

 A PROFECIA BÍBLICA NA EVANGELIZAÇÃO: DEUS NOS TRAZ ESPERANÇA PARA O FUTURO DA HUMANIDADE.

(Is 41.21-23; 46.9-10)

por Alan G. de Sá (www.manejandobemapalavradaverdade.blogspot.com)

clip_image002

A profecia no AT é um oráculo profético ou uma mensagem a ser transmitida ao povo, era tida como um “peso” ou (hebraico massa), “sentença” e respeito de algo, que da parte de Deus vinha sobre a alma do profeta até que ele pudesse pronunciá-lo (Pv 30.1 e 31.1; Is 13.1; Hc 1.1; Zc 9.1 etc). No NT á a Palavra grega propheteia, que pode referir-se a uma atividade profética ou a “profetizar” (Ap 11.6), ao dom de profecia ou a “profetizar” (Rm 12.6; 1 Co 12.10) e a declarações proféticas (Mt 13.14; 1 Ts 5.20).

O profeta bíblico tinha a função de prenunciar, no sentido de falar em nome de Deus, sendo seu porta voz; também Profetizar, no sentido de prever o futuro, entre outros aspectos do ministério profético.

A profecia bíblica é a chave tanto para entender o passado como o futuro. O cumprimento de muitas profecias bíblicas tem desafiado aos céticos. O fato de muitas profecias bíblicas terem seu cumprimento, mostram se elas são confiáveis ou não.

Cerca de 30% da Bíblia é dedicado à profecia. Não vemos profecias em outros escritos das demais religiões mundiais. Apenas esse fato já é o sinal claro de aprovação de Deus sobre a crença judaico-cristã. Ela, a profecia bíblica estabelece prova inegável da existência do próprio Deus que inspirou os profetas e que Sua Palavra é infalível, mostrando os seus eternos propósitos para a humanidade e o meio de salvação para todos os que crêem na Sua palavra.

Através das profecias Bíblicas, Deus nos traz esperança para o futuro da humanidade.

I-A PROFECIA BÍBLICA TRAZ ESPERANÇA PORQUE ATRAVÉS DELA DEUS SE REVELA COMO O SENHOR DA HISTÓRIA.

Em Deuteronômio 18.21, Deus através de Moisés responde a pergunta que os israelitas fariam diante dos profetas, para saberem se a profecia era de Deus ou não:

“Como conheceremos a Palavra que o Senhor não falou?”

No versículo 22, Deus responde dizendo que se a Palavra que o tal profeta disse em nome do Senhor não se cumprir, esse profeta não falou em nome do Senhor; esse profeta não precisaria ser temido.

O cumprimento da profecia é importante para a defesa da fé, como autenticidade da Palavra inspirada de Deus. No antigo oriente próximo, onde as nações vizinhas tinham muitas divindades, o contexto da fé de Israel era muitas vezes uma competição entre deuses nacionais. Nessa guerra para ver quem era o “verdadeiro deus”, o deus da nação cuja colheita fosse mais abundante ou seu exército fosse vitorioso, era considerado o mais poderoso. Era uma guerra espiritual.

Então, como o judeu poderia diferenciar o verdadeiro Deus, dos deuses das nações vizinhas? Através de Isaías, Deus desafiou as nações com suas divindades pagãs a mostrarem provas da sua divindade:

“Apresentai a vossa demanda, diz o Senhor, trazei as vossas firmes razões, diz o Rei de Jacó. Tragam e anunciem-nos as coisas que hão de acontecer; anunciai-nos as coisas passadas, para que atentemos para elas e saibamos o fim delas; ou fazei-nos ouvir as coisas futuras. Anunciai-nos as coisas que ainda hão de vir, para que saibamos que sois deuses; fazei bem ou fazei mal, para que nos assombremos e, juntamente, o vejamos.” (Is 41.21-23)

Se um deus não é capaz de predizer o futuro, Deus conclui dizendo no v.24: “Eis que sois menos do que nada; abominação é quem vos escolhe.”

Mais tarde, ainda em Isaías, 46.9-10, ele diz:

“Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim; que anuncio o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”

Deus escolheu demonstrar sua onipotência através dos milagres, no entanto, a sua onisciência, Deus escolheu mostrar através da sua declaração sobre o futuro. Deus através de seus profetas, falou sobre o início e fim de reinos, por exemplo: Em Isaías 45, Ciro, fundador do Império Persa, foi profetizado como sendo o ungido de Deus para dominar sobre reis, lugares fortificados e libertar os judeus do cativeiro babilônico (Is 44.28; Is 45.1-14). Essa profecia foi pronunciada em torno de 140 antes de seu cumprimento. Em cerca de 539 a.C, Ciro conquistou Babilônia. Sob o seu governo, os judeus tiveram permissão para sair do exílio, e reconstruir sua pátria, Jerusalém e o Templo, como está registrado em Ed 1, trazendo esse assombroso cumprimento da profecia.

clip_image004

Em 1879 d.C, a descoberta do Cilindro de Ciro, que atualmente encontra-se exposta no museu Britânico, em Londres, confirmou ainda mais claramente este registro bíblico. Nesse cilindro de pedra, está gravada uma declaração de Ciro na qual ele afirma que como o povo de Babilônia recebeu sua autoridade sem violência, ele passou a remover o jugo do cativeiro e restaurar os edifícios dos que estavam em Babilônia.

Através deste e outros exemplos de profecias bíblicas cumpridas, Deus nos traz esperança, pois através da Sua Palavra Ele se revela como o Senhor da história!

II-A PROFECIA BÍBLICA TRAZ ESPERANÇA PORQUE MOSTRA QUE DEUS NÃO É PEGO DE SURPRESA COM A SITUAÇÃO HUMANA E MUNDIAL.

Apesar de todo desenvolvimento humano, e da sua atual corrupção moral, que tem afetado sua vida em todas as áreas, Deus nos revela através de sua Palavra que Ele cumprirá o seu propósito em relação à humanidade, mesmo diante da sua situação atual, que através de seus profetas nos revelou há mais de 2000 anos atrás:

· Tecnologia: (Daniel 12.4 “muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.”

São notáveis hoje os avanços da ciência em todas as áreas da vida humana.

Ap 13.16-18: A Marca da Besta: Hoje já existem microchips que possibilitam o cumprimento desta profecia bíblica.

clip_image006

· Comunicação: (Mt 24.14; Ap 11.7-10; 13.3.) A expressão “toda a terra” “viu” ou “acompanhou” hoje é possível através da informação em tempo real, quando qualquer evento em qualquer lugar do mundo pode ser acompanhado em tempo real.

· Declínio Moral: (Lc 17.26-30). Jesus disse que nos dias da sua vinda, a moralidade humana seria semelhante a da geração de Noé, cheia de violência e imoralidade.

· Israel: Em Isaías 43.10, Deus diz que Israel, o povo judeu, são Suas testemunhas para o mundo de que Ele é Deus. De fato, podemos ver ao longo da história desta nação, muitas profecias bíblicas a seu respeito que foram cumpridas com precisão como a dispersão deles pelas nações (Dt 28.64; 1 Rs 9.7; Ne 1.8; Am 9.9; Zc 7.14), preservação como nação (Jr 30.11; 31.35-37), e que Jerusalém seria pedra pesada para as nações (Zc 12.3)

III-A PROFECIA BÍBLICA TRAZ ESPERANÇA PORQUE ATRAVÉS DELA, DEUS NOS DÁ A CERTEZA DA VINDA DE SEU FILHO JESUS CRISTO.

Diante de tais evidências podemos ter esperança para o futuro da humanidade, que Deus irá reinar, irá consumar o Seu eterno plano, revelado ao profeta Daniel a cerca de 2.500 anos atrás:

Eu estava olhando nas minhas visões de noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele. E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino, o único que não será destruído”.(Daniel 7.13-14)

A Bíblia é a Palavra de Deus. Através dela, Deus nos revela o seu Plano para toda a humanidade: Resgatá-la através de Jesus Cristo, Seu único Filho. O cumprimento da profecia bíblica é o selo da aprovação divina dessa eterna e valiosa verdade. Jesus Cristo já é o Senhor e Salvador de sua vida? Hoje, ainda há tempo. Ele ama você:

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

BIBLIOGRAFIA

BÍBLIA DE ESTUDO PENTECOSTAL. Ed. CPAD.

LAHAYE, Tim. Bíblia de estudo profética. Editora Hagnos.

DICIONÁRIO BÍBLICO WICLIFFE, Ed. CPAD.

HUNT, Dave. A mulher montada na besta. A igreja católica romana e os últimos dias. Porto Alegre, 2001. Ed. Actual.

LAHAYE, Tim. JENKIS, Jerry B. Estamos vivendo os últimos dias? 2001.Ed. United Press.

PENTECOST, J. Dwigth. Manual de escatologia. Uma análise detalhada dos eventos futuros. São Paulo, 2006.Ed. Vida.

PRICE, Randall. Pedras que clamam. Ed. CPAD.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cilindro_de_ciro

Nenhum comentário:

Postar um comentário